OR IMPROVED CONTROL OF CHILDHOOD ASTHMA WITH LOW-DOSE, SHORT-TERM VITAMIN D SUPPLEMENTATION: A RANDOMIZED, DOUBLE-BLIND, PLACEBO-CONTROLLED TRIAL /  6 OUTRUBRO 2017 / ESTUDO CIENTÍFICO

A resistência ou insensibilidade aos glicocorticoides é a maior barreira no tratamento de várias doenças inflamatórias comuns, incluindo a asma. O uso de vitamina D para restaurar a resposta da interleucina-10 foi implícito como um mecanismo para controlar a asma resistente a glicocorticoides, podendo também ser promissor na prevenção primária da asma e na redução das exacerbações da doença.

Em estudos prévios que avaliavam o uso de vitamina D na prevenção de influenza em crianças, na qual mais da metade tinha asma, foi observada uma redução da frequência dos ataques de asma após a suplementação em comparação com o placebo.

 

Objetivo do Estudo

 

 

Tachimoto et al.(2016) e colaboradores conduziram um estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado com o objetivo de avaliar se a suplementação a curto prazo com baixas doses de vitamina D, em adição ao tratamento padrão melhora o controle da asma infantil.

Para isso, 89 crianças com asma receberam 800 UI/dia de vitamina D3 ou placebo durante 2 meses. Os parâmetros avaliados foram a frequência e a gravidade da asma determinados pelas alterações dos níveis de controle da asma definidos pela Iniciativa Global para Asma (GINA).

 

Resultados

 

 

Aos 2 meses, o controle de asma GINA foi significativamente melhorado no grupo que recebeu vitamina D em comparação com o grupo que recebeu placebo (P=0,015). O teste de controle de asma na infância (CACT) obteve um resultado secundário onde os resultados também foram significativamente melhores no grupo da vitamina D (P=0,004), em comparação com o grupo placebo aos 2 meses e manteve diferenças significativas aos 6 meses (P=0,012). A proporção de pacientes com uma taxa de pico de fluxo expiratório <80% do previsto foi significativamente menor no grupo da vitamina D (8/54: 15%) do que no grupo placebo (12/35: 34%) aos 6 meses (P=0,032).

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que baixas doses de vitamina a curto prazo em adição ao tratamento padrão, podem melhorar os níveis de controle da asma em crianças em idade escolar.

 

Fonte: http://www.hinutrition.com.br/Noticia/Post/2241

 

 

5cd11937-d9f6-499a-8cdc-5102efed024a

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.