É um dos esportes mais completos e recomendados, proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular até o auxilio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos. E uma forma divertida saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem estar.

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– Promove a flexibilidade muscular: a modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas.

– Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar a natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido à resistência na água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

– Requer maior gasto de energia: na água seus músculos trabalham cinco ou seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes, diminuindo assim o risco de lesões ósseas e musculares.

Mas existem outros benefícios da natação que você nunca pode ter imaginado:

-Coração: os movimentos da natação fortalece a musculatura cardíaca eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a existência de doença cardiovascular, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear o sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.

-Respiração: ajuda reduzir e prevenir os sintomas da asma, fortalecendo os músculos torácicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a pratica de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

-Autoestima: nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade.

-Anti-stress: Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento que sua mente esta livre pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia a dia. Libera também hormônios do bem estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes.

A natação melhora na redução do risco de diabetes, melhora o colesterol, controle de peso e proporciona um super alongamento, melhora a capacidade de raciocínio, diminui os sintomas de doenças cerebrais.

Kathia Licursi

Professora de natação atua na área á 33 anos, tendo fundado a Academia Swimming há 20 anos.

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Formada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
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com cursos de
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