Graduação Licenciatura Plena em Educação Física – 2002
Especialização Exercício aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais 2006
Personal Trainner desde 2004
Proprietária da La Personal Academia desde 2007

 

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É notório o crescente número de adeptos à musculação e a grande quantidade de informações científicas publicadas a respeito. Contudo, ainda são muitas as dúvidas que confundem diversas pessoas. Abaixo esclareço alguns tabus:

 

MUSCULAÇÃO X MULHERES – Ao contrário do que muitos pensam a musculação por si só é incapaz de a mulher masculinizada. Muito pelo contrário, a prática auxilia a mulher na diminuição de gordura corporal, aumento do tônus muscular (modelando os músculos) e é uma forte aliada no combate aos sintomas da TPM.

 

MUSCULAÇÃO x GRAVIDEZ – Ajuda no controle gestacional do diabetes e do peso corporal. Compensa as alterações biomecânicas progressivas relacionadas à fraqueza da musculatura abdominal e às lombalgias. É indispensável que o médico libere a gestante para a atividade física.

 

MUSCULAÇÃO X CRIANÇAS – São muitos os benefícios da prática da musculação para crianças. Por exemplo: melhora da coordenação motora, estimulação biológica favorável ao crescimento, correção da postura, aumento da flexibilidade, controle do peso corporal e diminuição do risco de lesões na prática esportiva.

 

MUSCULAÇÃO X IDOSOS – A prática tem aumentado a qualidade de vida dos idosos. O treinamento resistido aumenta a força muscular e previne a osteoporose, melhorando assim a marcha e aumentando a autonomia do idoso na execução das tarefas diárias.

 

MUSCULAÇÃO X HÉRNIA DE DISCO – Através da musculação diminui-se os desequilíbrios musculares e melhora-se a postura, contribuindo assim para a prevenção das discopatias. Para o indivíduo portador de hérnia de disco a prática pode ajudar através da recuperação da força muscular, diminuindo então a sobrecarga articular. Isto significa menos dor e aumento da mobilidade.

 

MUSCULAÇÃO X HIPERTENSOS – Até para os hipertensos a musculação é uma boa opção de atividade física. Vários estudos, de grande relevância científica, têm mostrado que o treinamento resistido moderado é um forte aliado na diminuição da pressão arterial.

É de suma importância que a prática da musculação seja orientada e supervisionada individualmente por um profissional de Educação Física especializado em sua prática.

 

Encorajem-se!

 

Bons treinos!

 

Por Larissa Esteves Quirino

Academia La Personal

Rua Ituiutaba, 895

(34) 9 9136.4746

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