post 82

 

As toxinas botulínicas, proteínas derivadas do Clostridium botulinum, representam uma família das mais potentes toxinas que ocorrem naturalmente no mundo. Devido à sua capacidade de inibir as contrações musculares, estas toxinas são amplamente utilizadas no tratamento de doenças do movimento involuntário em procedimentos cosméticos. Para serem eficazes, suas moléculas devem estar associadas a uma molécula de zinco. Sem zinco, as toxinas botulínicas têm pouco ou nenhum efeito. Os níveis de zinco podem ser aumentados através da ingestão de alimentos relativamente ricos nesse metal, mas muitos deles podem também bloquear a sua absorção.

 

Um dos maiores culpados por essa inibição são os fitatos, um grupo de compostos contendo fosfato, que se ligam fortemente ao zinco no ambiente intestinal e previne a absorção de zinco. A fitase é uma enzima que degrada eficazmente fitatos, devido a isso a adição de fitase na dieta tem demonstrado eficaz redução no teor de fitato de vários alimentos, com efeito benéfico sobre a subsequente absorção mineral. A eficácia da toxina botulínica aumenta com a suplementação da associação de zinco, necessário para obter o efeito desejado, e fitase, que proporciona maior absorção deste metal.

 

PROPRIEDADES:

Fitases são quimicamente conhecidas como mio-inositol-hexaquifosfato fosfo-hidrolases e catalisam a liberação sequencial de fosfato a partir de fitato. A desfosforilação de fitato é um pré-requisito para melhorar o valor nutricional, porque a remoção de grupos fosfato a partir do anel inositol diminui a força de ligação mineral de fitato. Isso resulta em uma maior biodisponibilidade de minerais essenciais na dieta, como zinco.

 

A eficácia da toxina botulínica aumenta com a suplementação da associação de zinco, necessário para obter o efeito desejado, e fitase, que proporciona maior absorção deste metal. A suplementação da associação de zinco e fitase tem um papel significativo no aumento da eficácia e duração da toxina botulínica, resultando em redução do número de aplicações por ano.

 

CONCENTRAÇÃO DE USO: Sinactaze®: 3.000UI.

 

BENEFÍCIOS:

– Aumento da eficácia da toxina botulínica;

– Reduz necessidade de frequentes aplicações, minimizando o desconforto do paciente pelo uso da agulha;

– Reduz variabilidade intertratamento por indivíduo, uma vez que os fatores antinutricionais são amenizados.

 

EFEITOS ADVERSOS:

– A ingestão de níveis elevados de zinco pode causar sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, assim como tontura, disfunção renal, anemia e diminuição da função imunológica;

– A administração demasiada da fitase pode causar absorção elevada de zinco, resultando nos efeitos secundários mencionados anteriormente.

 

LITERATURA CONSULTADA:

Literatura técnica da distribuidora do Zytase – Eden Aesthetics distribution, Londres.

Vikas K, Amit KS, Makkar Harinder PS, Klaus B. Dietary roles of phytate and phytase in human nutrition: A review. Food Chemistry [2010, 120(4):945-959].

Koshy JC, Sharabi SE, Feldman EM, Hollier LH Jr, Patrinely JR, Soparkar CN. Effect of dietary zinc and phytase supplementation on botulinum toxin treatments. J Drugs Dermatol. 2012 Apr;11(4):507- 12.

Literatura Técnica do Fornecedor – Lemma, Brasil.

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.