post 67

Todos sabem que a obesidade assume uma dimensão de verdadeira pandemia mundial com suas graves comorbidades como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e o diabetes tipo II. Campanhas preventivas são divulgadas na mídia, mas o seu impacto na sociedade não é muito significativo. Entendemos que prevenir é importante; mas, também é importante o tratamento ou o gerenciamento de peso em pessoas com IMC além de 27.

O fator genético tem uma importância razoável na etiologia da obesidade, contudo os maus hábitos alimentares e o sedentarismo assumem importância bem maior nesta questão. Assim, não bastam apenas o tratamento medicamentoso e as dietas quando prescritas por médicos ou nutricionistas, mas a reeducação alimentar e os hábitos de vida que devem ser mudados.

Logo, esta questão que envolve o tratamento e prevenção da obesidade é muito mais difícil do que se imagina. Um apoio farmacológico deve ser levado em conta na maioria dos casos, e quando falamos de apoio farmacológico, devemos escolher as alternativas menos agressivas e com menores efeitos colaterais.

O Indisteem é sem dúvidas uma das melhores alternativas para o gerenciamento de peso e tratamento da obesidade quando acompanhados por uma equipe multidisciplinar de saúde onde estão envolvidos médicos, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos. O Indisteem é uma associação sinérgica de dois extratos vegetais: O Sphaeranthus indicus e a Garcinia mangostana. A sua ação sinérgica traduz uma elevada capacidade de inibir o acúmulo de gordura nos adipócitos (adipogênese), e proporciona a lipólise, ou quebra de gordura, promovendo uma redução de gordura visceral e periférica, atuando na prevenção e tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Um estudo randomizado, controlado por placebo e duplo-cego, foi realizado em 100 indivíduos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em um total de 182 indivíduos selecionados para testar a eficácia e a tolerabilidade do extrato seco de Sphaerantus indicus e Garcinia mangostana (ESSG).

Os indivíduos tinham o Índice de Massa Corpórea (IMB) entre 30 e 40 kg/m². Os participantes foram randomizados para receberem 400mg do (ESSG) duas vezes ao dia, ou duas cápsulas idênticas contendo o placebo, duas vezes ao dia. Todos receberam uma dieta de 2000 kcal/dia, divididas em três refeições e praticavam 30 minutos de caminhada cinco vezes por semana durante todo o estudo.

O principal objetivo era avaliar a redução do peso corpóreo. Outros objetivos secundários também foram avaliados, como: redução do IMC, e a redução da circunferência da cintura e quadril. A glicemia, os lipídios e os níveis de adponectina também foram avaliados. A adiponectina está relacionada com o metabolismo glicêmico (sensibilidade ou resistência à insulina) e o metabolismo lipídico. Apenas 1 participante do grupo que tomou 800 mg/dia do ESSG, foi excluído e 4 do grupo placebo devido à falta do acompanhamento de avaliação. Nenhum participante abandonou o estudo devido a efeitos adversos. Os resultados representados nos gráficos a seguir, traduzem os resultados das 8 semanas de estudos em 49 participantes do grupo ESSG e 46 participantes do grupo placebo:

Redução do peso corpóreo (A) e do Índice de Massa Corpórea (IMC) (B):

tabela1

(A) Redução do Peso Corpóreo, e (B) Redução do IMC entre os 49 participantes do grupo ESSG e dos 46 participantes do grupo placebo, P˂0,001

Variação dos níveis de adiponectina nas 8 semanas do estudo:

tabela2

O Grupo ESSG (n=45) experimentou um aumento de 22,5% em relação ao grupo placebo (n=42). P˂0,008.

Estes resultados foram estatisticamente e clinicamente significativos, enquanto os lipídios e a glicemia também foram reduzidos de modo estatisticamente significativos, porém sem uma relevância clínica.

Este estudo concluiu que o Indisteem (ESSG) 400 mg tomados duas vezes ao dia, na prevenção e tratamento da obesidade; acompanhado de uma dieta de 2000 kcal/dia, ingerida em três refeições, e a prática de caminhada cinco vezes por semana apresentou resultados significativos e possui elevada tolerabilidade. Concluímos que o Indisteem é uma ferramenta de grande valor que deve ser utilizada por médicos e nutricionistas, para prevenção e tratamento da obesidade e suas comorbidades.

Nenhum medicamento deve ser ingerido sem a orientação de um profissional habilitado.

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.