Para que o corpo humano possa estar em equilíbrio e gozar de saúde física e psíquica é preciso garantir uma alimentação equilibrada , acompanhada de uma refinada qualidade e quantidade de exercícios físicos. Baseado nesta hipótese, a comunidade cientÍfica tem se dedicado ao entendimento dos eventos que regem a nutrição esportiva, no intuito de orientar praticantes de atividade física quanto aos cuidados que acompanham a prática constante de exercícios, principalmente quando estes são intensos. Já que tem sido verificado um desbalanço na oferta de diferentes substratos ou aminoácidos, desencadeando a síndrome de overtrein(fadiga muscular por excesso de treinamento).

 

O-QUE-É-GLUTAMINA

 

A Glutamina, tem sido amplamente difundidos nas academias de todo o país. Pode-se estimar que aproximadamente 60% de todos os aminoácidos.

Estudos do perfil fisiológico da ação da glutamina revelaram que, além de atuar como nutriente (substrato energético), apresenta ainda uma importante função anabólica e anticatabólica promovendo o crescimento muscular e desempenhando assim um papel vital no da proteína e na recuperação muscular, prevenindo o temido overtraining.
A glutamina não é somente utilizada pelo tecido muscular, mas também em grande quantidade pelo sistema imunológico, aumentando a imunidade.
Além do exposto acima, sabe-se que a suplementação de glutamina com 2-6g/dia , pode aumentar em 400% as concentrações plasmáticas do hormônio do crescimento (GH), consequentemente sua massa muscular e a perda de gordura. O suplemento pode ser ingerido em qualquer momento do dia, porém os mais importantes são logo após o treino de musculação e antes de dormir, de preferência misturada com suco, para aumentar a secreção de insulina, facilitando o transporte do nutriente para dentro da célula muscular, aumentando consequentemente a disponibilidade de energia para os processos anabólicos.

 

Além disto, a glutamina também desempenha um papel modulador na secreção de outros hormônios como: o de crescimento, Prolactina e o hormônio estimulador do córtex da glândula supra-renal (ACTH).

 

Por fim, diversos estudos demonstraram o papel desse aminoácido enquanto agente que promove diminuição do catabolismo muscular associado à elevação na síntese de glicogênio, é sugestivo o fato do aminoácido também participar nas dinâmicas que promovem o crescimento muscular e ao mesmo tempo minimizar a imunossupressão induzida pelo exercício.

 

Um ponto-chave que deve estar constantemente presente na mente dos praticantes de atividade física é que a suplementação com glutamina permite alcançar os maiores benefícios durante o período de recuperação pós-exercício aliando nutrição e proteção.

 

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Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
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