Outubro Rosa é um movimento comemorado mundialmente e que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Uma em cada 8 mulheres será diagnosticada com câncer de mama durante a vida. São 1.7 milhões de novos casos em todo o mundo, sendo o câncer mais comum entre as mulheres. Estima-se o surgimento de quase 60.000 novos casos para o ano de 2014 no Brasil (INCA), acomentendo principalmente mulheres após os 50 anos.

 
O tratamento dessa doença engloba diversas modalidades – radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia – e a mastectomia (retirada de todo o tecidomamário) é o tratamento padrão. Sendo a mama, o símbolo da feminilidade, a sua completa retirada causa não somente consequências físicas como também consequências psicológicas. A cirurgia plástica atua junto à equipe multiprofissional para restaurar o aspecto mamário perdido com a cirurgia de tratamento do câncer de mama, trazendo conforto e melhora da autoestima em mulheres acometidas por essa doença.

 

As reconstruções mamárias podem ser:

 
- Imediatas: quando realizadas exatamente após a mastectomia. Considerado o período ideal, pois a mulher evita as consequências de conviver com a ausência da mama. Atualmente, a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) assegura a todas as mulheres o direito àre construção mamária imediata, quando não há contraindicações.

 

Tardias: quando realizada sem outro tempo cirúrgico, alguns meses ou até anos após a mastectomia. Geralmente em pacientes submetidas a radioterapia pós-mastectomia ou em casos de doença avançada localmente, a cirurgia de reconstrução deve ser adiada até que as condições locais estejam adequadas para uma boa restauraçãomamária.

 

A reconstrução mamária está intimamente relacionada ao tipo de cirurgia a ser realizada para retirada do tumor (conservadora ou radical), ao aspecto prévio da mama da paciente e ao tipo de terapia a ser utilizada no pós-operatório, principalmente a radioterapia.

 

Desenho-reconstrução

 

As cirurgias conservadoras da mama retiram somente uma parte do tecido mamário (acometido pelo cancer), permitindo que o restante da mama seja modelado naturalmente ou com auxílio de próteses para a restauração de um aspecto harmonioso dos seios.
As cirurgias radicais (mastectomias) retiram a totalidade do tecido mamário, deixando somente a pele e os músculos da região peitoral em grau variável. Nesses casos, procedimentos reconstrutivos devem trazer a forma e o volume perdidos.

 

Numa escala dos procedimentos mais simples para os mais complexos, temos primeiramente o procedimento mais realizado no Brasil e no mundo: o uso de expansores mamários. Estes são como próteses “infláveis”, que são colocadas vazias logo após a mastectomia e posteriormente em consultório vão sendo preenchidas, geralmente com soro fisiológico, até adquirir forma e volume semelhantes à mama contralateral ou a um formato desejado. Tardiamente, alguns tipos desses expansores devem ser trocados porpróteses mamárias definitivas.

 
Na sequência temos as cirurgias que utilizam tecidos de outras áreas do corpo, como na região das costas (Reconstrução com músculo grande dorsal) ou do abdome (Reconstrução com músculo reto abdominal). São cirurgias mais complexas, porém com resultados superiores. Indicadas para pacientes que sofreram cirurgias com retirada extensa de pele mamária ou pacientes que serão submetidas a radioterapia pós-operatória ou ainda como cirurgias de resgate de outras reconstruções mal sucedidas.

 

RECONSTRUyO_MAMRIA_-_DORSO

 
Deve-se ficar claro que o procedimento de reconstrução mamária envolve múltiplas etapas: restauração da forma e volume, simetrização da mama contra lateral não afetada, reconstrução da aréola e da papila mamária.

 

Enfim, há ainda uma infinidade de detalhes e possibilidades num processo de reconstrução mamária. Todos esses aspectos devem ser discutidos cuidadosamente entre médico e paciente. São esses cuidados e detalhes que trazem satisfação e autoestima num momento tão delicado como a descoberta de um câncer de mama na vida de uma mulher. E, em minha experiência, mulheres são verdadeiras lutadoras em momentos de adversidade!
“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos e ser otimista.” Cora Coralina

 

rodape_post

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.