O câncer de mama é conhecido desde os tempos mais remotos da humanidade. Ele representa o tumor maligno mais frequente em mulheres na maior parte do mundo. A evolução tumoral e a possibilidade de disseminação pelo corpo (metástases) representam a sua história natural, ou seja, seu curso espontâneo se não submetido a tratamento adequado.

 

O conhecimento de suas particularidades é fundamental para as estratégias preventivas e curativas. 

 

As recomendações gerais para o rastreamento (procedimentos para o diagnóstico em fase inicial, em pessoas que não têm nenhuma queixa) do câncer de mama incluem o auto-exame das mamas, o exame clínico regular e a mamografia periódica. O diagnóstico pode ser sugerido por exames de imagem, embora o diagnóstico definitivo deve ser sempre histológico (biópsia – procedimento no qual se colhe uma amostra do tecido suspeito para análise).

 

Outubro-Rosa-mario-pena-bh-cancer-de-mama-ações-bh-sp-eventos-toque-auto-exame-autoexame
O câncer de mama é uma entidade heterogênea quanto à apresentação clínica e ao comportamento biológico. Inúmeros fatores que dão previsão do provável curso da doença e que nos orienta os melhores tratamentos têm sido pesquisados nas últimas décadas no sentido de nortear a melhor estratégia para a abordagem desta patologia.

 

A extensão local e a presença ou não de metástases no momento do diagnóstico são fatores importantes para definir qual é a intenção do tratamento; se é curativa, onde o objetivo é eliminar por completo o câncer ou se é paliativa, onde não há possibilidade de cura, mas mantém a doença sob controle com poucos sintomas e com o máximo de qualidade de vida. Quanto mais inicial estiver o câncerao diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura. Por isso a importância das estratégias preventivas e de rastreamento.

 

Os tratamentos atualmente disponíveis, isolados ou em associação, incluem: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapias alvo-dirigidas. A escolha do melhor tratamento considera o subtipo do câncer de mama e o risco de reaparecimento da doença. O melhor manejo da paciente com câncer de mama é o resultado de uma discussão multidisciplinar entre o mastologista, radioterapeuta e oncologista clínico.

 

manuella_ass

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.