LEUCINA, sua disposição para encarar a atividade física e recuperação no pós-treino!

A leucina é um dos três aminoácidos de cadeia ramificada, juntamente com a isoleucina e a valina, que estão presentes no seu BCAA.
Para a construção de qualquer proteína do organismo todos os aminoácidos são necessários, em diferentes proporções de acordo com a proteína em questão. Portanto, um aminoácido não é capaz de sintetizar as proteínas sozinho.

 

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A leucina auxilia na recuperação pós-exercício, levando a mudanças significativas no metabolismo proteico e no músculo esquelético. Ela atua ainda como fonte de energia, aumentando a resistência e reduzindo e a fadiga.

 

Engana-se quem pensa que a leucina só traz beneficio para praticantes de atividade física!!!. “Com o passar da idade, ocorre um desaparecimento progressivo da massa muscular, chamado de sarcopenia.E a correta suplementação ajuda na prevenção da sarcopenia
O organismo não produz estes aminoácidos e por isso eles precisam ser ingeridos diariamente, através da alimentaçãoe/ou suplementação, onde são os primeiros a serem utilizado durante os exercícios físicos.

 

Todos os aminoácidos essenciais possuem recomendação de ingestão. De acordo com a Dietary Reference Intake, a ingestão de leucina para indivíduos com 19 anos ou mais deve ser de 34 mg/kg de peso corporal/dia. Entretanto, esta recomendação apresenta diversas limitações e não considera o fator exercício. Por isso a importância da orientação de um nutricionista especialista na área para a correta prescrição.

 

BENEFÍCIOS DA LEUCINA!

– Pós-treino, a recuperação da síntese de proteína no músculo requer uma dieta personalizada pelo nutricionista esportivo através de proteínas de alto valor biológico e suplementação de leucina;

 

– O efeito da leucina na mTOR é sinérgica com a insulina via caminho de sinalização fosfoinositol 3-quinase, ou seja, unidas insulina e leucina permitem ao músculo esquelético coordenar a síntese de proteína fisiologicamente, torneando melhor a musculatura e a recuperando por completo.

 

– Para maratonistas e ciclistas a suplementação isolada da leucina é fundamental para evitar a quebra proteica e recuperar a fibra muscular, devido ao extenuante treinamento e principalmente para aumentar a performance.

VIVA O ESPORTE!

 

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Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
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