Você deixaria seu filho adolescente fazer uma cirurgia plástica? 

Dr. Kaissor Saad esclarece algumas dúvidas:

 

image

 

A adolescência é uma fase da vida caracterizada por inúmeras transformações que se processam tanto no aspecto orgânico como na esfera psicossocial. A grande maioria dos adolescentes passa por experiências evolutivas que incluem:
1- Aceitação de seu corpo e seu correspondente gênero masculino ou feminino;
2- Estabelecimento de novas amizades com pessoas da mesma idade e de ambos os sexos;
3- Inserção e aceitação no seu grupo de jovens.
Entre os fatores que influenciam os adolescentes a recorrerem à cirurgia plástica estão a opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia-a-dia por desfiles de moda, novelas e campanhas publicitárias, levando esses a desejarem ter um corpo perfeito.

 

Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelas adolescentes?
Hoje, as mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelhas em abano), ninfoplastia (cirurgia íntima – diminuir os pequenos lábios vaginais).

 

Quais fatores que influenciam os adolescentes a procurarem uma cirurgia plástica?
Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a autoestima tende a crescer, proporcionando uma satisfação na aparência exterior e interna. O adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos namorados.

 

Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?
Os mesmos riscos iminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista, e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente que tem problemas de autoimagem, dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica. O distúrbio psicológico precisa ser inicialmente tratado. É fundamental que a estrutura psicológica do adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar. Por isso, antes de qualquer decisão, o médico deve analisar se as expectativas são realistas e se a adolescente está saudável, física e emocionalmente.
No caso de uma adolescente, com menos de 16 anos, querer colocar prótese mamária, porque tem mamas muito pequenas, como proceder?
A cirurgia plástica só pode ser feita depois que o corpo pára de crescer, o que, no caso das meninas, ocorre em torno de dois anos após a primeira menstruação. Para os meninos, é por volta dos 15 anos. Uma exceção são as orelhas de abano, operadas mais cedo, ainda na infância. O ideal é esperar até o completo desenvolvimento físico, o que dificilmente acontecerá antes dos 16 anos. O risco é colocar a prótese e o seio continuar crescendo naturalmente, chegando a um tamanho indesejado. Pedimos que esses adolescentes passem pela avaliação de um endocrinologista.

 

Qual a idade ideal para que esses procedimentos sejam realizados?
Cada tipo de cirurgia tem um tempo que deve ser respeitado. A otoplastia para redução das orelhas de abano é indicada a partir dos 4 anos; uma rinoplastia (nariz) a partir dos 16 anos; mama e lipoaspiração, a partir dos 18 anos. Mas a realização de uma cirurgia plástica antes da idade indicada deverá ser avaliada pelo cirurgião, em conjunto com o endocrinologista, o paciente e seus responsáveis. É fundamental que os pais acompanhem de perto e também sejam conscientes. A família precisa participar de todo o processo de consultas, exames pré-operatórios e do pós-operatório. Para menores de idade, os pais ou responsáveis precisarão assinar uma autorização para realização da cirurgia plástica.
Mas, antes de encarar o bisturi é preciso ter uma conversa entre pais e filho para entender a verdadeira necessidade da cirurgia. É importante ainda avaliar se os adolescentes estão com reais expectativas e não usando da cirurgia plástica para mascarar algum outro problema, principalmente emocional.

 

rodape_post

Compartilhar:
Perfil
Mona Lisa Bevilacqua

Empresária, Graduada em Farmácia Industrial, Pós-graduada
em Manipulação Magistral Alopática, MBA em
Cosmetologia e
com cursos de
cosméticos realizados
em Paris e Mônaco.
Saiba Mais
Chat Online
LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat Software
Horários de atendimento para Orçamento Online:
De seg. a sex. das 08h às 18h.
Sábado. das 08h às 13h.
Newsletter
Fique por dentro das novidades.
Loja Virtual
Mais Acessados


Contato

34 3331-0500
Avenida Santos Dumont, 1050
Uberaba / MG - CEP 38060-600
Sobre o Blog

Este é um canal de comunicação da Farmácia AcquaBella com todos os nossos públicos: Clientes, Colaboradores, Sociedade e Fornecedores.
Farmácia AcquaBella © Todos direitos reservados 2014.